VOCABULÁRIO JAPONES:
NOME JAPONES | GLOSSARIO DO KARATE 23/06/2009 | OBS: |
koshi: | Base dos dedos do pé | PARTES DO CORPO |
KUBI | Pescoço. | |
Age empi | Golpe de cotovelo para cima | |
AGE UKE | Defesa alta (ascendente) | DEFESAS |
AGE ZUKI | Soco ascendente | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
AGE(ague) | Movimento ascendente. para cima, Levantar | |
AGO | Queixo. | |
AIUCHI (aiuti) | Atingir seu oponente no mesmo instante que ele nos atinge. Matar e morrer. lutadores deram golpes simultâneos | ARBITRAGEM |
ASHI | Pé. | PARTES DO CORPO |
ASHI KUBI | Tornozelo. | |
Ashi Waza | Técnicas de Pernas | |
Ashi-katana: | Sabre do pé, sokuto | PARTES DO CORPO |
Ashikubi: | Tornozelo | PARTES DO CORPO |
Ashi-no-ura: | Sabre interno do pé | PARTES DO CORPO |
Ashiro | golpe giratório | ATAQUE |
ATAMA | Cabeça. | PARTES DO CORPO |
ATEMI | Golpe traumatizante em ponto vital. Golpe em região do corpo. Uma pancada; um golpe. | |
ATEMI WASA | Técnica de atacar pontos vitais do adversário. Técnicas de Atemi. | |
Barai | Varrer | |
Bo | Bastão comprido (1,60m a 2m) | |
Cacato | Golpe com o calcanhar | |
Chakugan | Olhar | |
CHOKU ZUKI | Soco direto | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
CHÜDAN | (tyudan)Altura intermediária, a altura do peito; altura média. | OUTRAS POSIÇÕES |
Chudan soto uke | Defesa média externa | |
Dachi | Posição das pernas (Exemplofudo-dachi, zunkutsu-sachi, shiko-dachi, ukiashi-dachi etc) Posições base | |
DAN | Grau obtido na faixa preta. Graduação de faixa de preta. | |
DAN MOTI | Possuidor da graduação de faixa preta. | |
DO | Caminho, vereda espiritual.O tronco do corpo. | OUTRAS POSIÇÕES |
DOJO | Lugar onde se pratica uma disciplina marcial, onde se trilha o Caminho. Local onde se treina, local de iluminação. Local Sagrado onde se pratica o Budo e que deve ser respeitado como tal. (sala) | |
DORI | (aprisionamento | |
EMPI | Cotovelo. golpe com o cotovelo | |
ENPI UCHI | Golpe com o cotovelo (HIJI ATE) | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
Ensho | Calcanhar | PARTES DO CORPO |
Eri | Pescoço | |
ERI TORI | Agarrar pelo pescoço ou gola. | |
Fudo Dachi | Posição intermédia entre Zenkutsudachi e kibadachi perna da frente e trás flectidacom peso dorpo na perna da frente entre50% a 60% tronco direito e de perfil | DACHI |
Fumi-gaeshi | Troca de guarda sem deslocamento. | |
Fumikomi | Avançar dentro do campo do adversário. Técnica de pernas | |
FUMU | Pisar. | |
Funakoshi Gichin | Fundador do Karate moderno | |
GAESHI | Contra atacar; virar na direção oposta. | |
GEDAN (guedan) | Altura inferior, baixa, Nível baixo | DEFESAS |
Gedan barai | Defesa baixa (varrendo) EXPULSAR C/AS DUAS MÃOS AO NÍVEL BAIXO | DEFESAS |
Gedan-juji-uke | Defesa baixa em cruz | DEFESAS |
Geiko | Exercício. Treino | |
Geri | Golpe de pé, Pontapé | |
Giaku | Golpe com a mão aposta à perna que está à frente | |
GO HO | Girar para as cinco direções. | |
GODAN | Quinto grau. 5º Dan | |
Gohon | Quíntuplo | |
GOHON KUMITE: | Trabalho com o adversário,em cinco passos. Ataque e defesa em 5 passos. | |
Goju Ryu | Estilo de Karate | |
Goshi | Anca | |
Goshin Jitsu | Defesa pessoal | |
GUEDAN NO KAMAE | Guarda baixa. | |
GYAKU (guiaku) | Reverso, oposto. Posição invertida, oposta, contrária. | |
Gyaku zuki | É a técnica de choku zuki aplicada com o braço contrário à perna que está à frente na posição de guarda, na posição de Zenkutsu. Andamento com soco do braço | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
(controle do oponente); | ||
Hachiji-dchi | Posição natural, pés a 45ºe pernas afastadas largura das ancas | |
Haishu | Costas da mão | |
HAISHU UKE | Defesa com o dorso da mão | DEFESAS |
HAISHU-UKE-CHUDAN | DEFESA C/O DORSO DA MÃO NÍVEL MÉDIO | |
Peito do pé mais próximo da canela. | ||
HAITO UKE | Defesa com o dorso da mão em espada | DEFESAS |
Hajimê | Começar | |
HANGETSU DACHI | Base meia-lua | BASES -Shotokan kata |
HANSHIN HANDACHI. | Posição relativa à altura dos corpos | |
Hantai | Dar meia-volta | |
Harai Uke | Defesa circular descendente | |
HATIDI DACHI | Base natural com os pés afastados e apontando para fora | BASES |
HEIKO DACHI | Posição natural na qual os pés ficam a largura dos ombros, com as pontas voltadas para frente | DACHI |
Heisoku | Pés unidos (juntos) e paralelos | |
HEISOKU DACHI | PÉS JUNTOS DO CALCANHAR AOS ARTENHOS, base com os pés unidos e apontando para frente | DACHI -BASES |
HIDARI | Esquerda. Lado esquerdo. | |
HIJI | Cotovelo. | PARTES DO CORPO |
HIJI TORI | Segurar os cotovelos por trás. | |
Hitsurei | Em pé para cumprimento (em mosubi dachi) | |
Hiza | Joelho, golpe com o joelho | |
HIZA GERI | Joelhada | TÉCNICAS DE PERNA: |
IPPON | Um pontogolpe perfeito | ARBITRAGEM |
Ippon Ken | Indicador dobrado e saído | |
Punho formado com o dedo indicador sobressalente; Indicador dobrado e saído | ||
Ippon kumitê | Trabalho com o adversário, em um passo. Ataque e defesa em 1 passo. | |
Ippon Nukite | Dedo indicador esticado | |
Ippon-Nukite | Dedo indicador esticado | |
Jitsu | Técnica | |
Jiyu ippon kumite: | Combate livre segundo um esquema previamente definido, sendo cada técnica executada uma única vez | |
Jiyu kumite | Combate livre | |
JO | Bastão curto, utilizado nos treinos de Aikido. | |
JODAN | Alto, posição alta, acima da cabeça. Altura superior. zona alta | |
JODAN NO KAMAE | Guarda alta. | |
JODO | O caminho do jo, arte marcial que utiliza o Jo nas suas técnicas. A arte do bastão. | |
Jo-sokutei (Koshi) / josokutei: | Bola do pé: primeira parte da solado pé logo atrás dos dedos; | base dos dedos dos pés |
JUJI | Cruzar, CRUZADO | |
JUJI UKE | Defesa em cruz | DEFESAS |
JUJI-UKE-CHUDAN | DEFESA EM CRUZ AO NÍVEL MÉDIO | |
Jyu | Livre | |
JYU IPPON KUMITE: | Combate básico com liberdade de movimentos, porém apenas com zonas de ataque definidas. | |
JYU KUMITE | Combate livre, sem regras, uso livre de todo o tipo de técnica, tanto de braços como de pernas, luxações, projeções, estrangulamentos, etc. | |
Kaege | Ascendente, PARA CIMA | |
Kagi Tsuki | Soco em gancho | |
KAGI ZUKI | Soco gancho | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
kaisho: | Mão aberta | PARTES DO CORPO |
Kaite | Virar | |
KAITEN | Dar um passo e fazer tenkan; girar; virar. Giro. | |
kaiten: | Anca | PARTES DO CORPO |
KAKARI GEIKO | Treino onde o praticante repete o mesmo golpe contra vários atacantes. | |
KAKATO | Calcanhar. | PARTES DO CORPO |
Kake Dachi | Posição com pés cruzados | |
KAKIWAKE UKE | Defesa abrindo caminho com as duas mãos | DEFESAS |
Kakuto | Parte superior do pulso, parte externa do punho, no prolongamento do antebraço | PARTES DO CORPO |
KAKUTO UKE | Defesa com o dorso do pulso dobrado | DEFESAS |
Kama | Foice pequena usada aos pares em Okinawa | |
KAMAE | Posição de guarda. Posição de guarda e prontidão. posição de luta, de alerta | |
kamae-te: | Posição de mãos | |
KAMI KANSETSU WASA | Técnica de dobrar e torcer articulações. | |
KANSETSU | Articulação. | |
Kansetsu Waza | Técnicas de luxação(torções); | |
KAO | Rosto, face. | |
Kara | Vazio | |
KARATE | Mãos vazias | |
Karatê-Gi | Uniforme do karateca (kimono) | |
Parte de baixo do calcanhar. | ||
KATA | Exercícios formais executados de maneira encadeada e pré determinada, representativos de um estilo. Forma, figura, modelo, desenho, Com isso, pode-se concluir que os katas não são apenas uma "luta simulada", sem nenhum sentido, como muitos costumam definir. Os katas possuem objetivos e aplicações, e eles reúnem todo conhecimento e beleza do Karate-Do. | OUTRAS POSIÇÕES |
KATA DORI | Segurar o ombro. | |
KATA SODE TORI | Segurar uma manga do dogi. | |
KATA TORI | Aprisionamento no ombro/Pegada efetuada no ombro (equivalente a KATATORI). | |
KATAME | Imobilizar, prender. Controle | |
KATAME WASA | Técnicas de imobilização do adversário no chão. | |
KATATE | Uma mão, um punho. | |
KATATE TORI | Pegar o pulso do Nague. Katate (uma mão) tori (aprisionamento). | |
Keage | Pontapé ascendente rápido para cima | |
KEITO UKE | Defesa com a mão em crista de galo | DEFESAS |
Kekomi | Enfiando, Movimento penetrante para dentro | |
KEN | Punho e ou Espada. | |
"Martelo da mão"; parte inferior do punho fechado | PARTES DO CORPO | |
KERI ou Gueri | Chute, pontapé. | |
KERI WAZA | Técnica de chute | TÉCNICAS DE PERNA: |
KETEISEN | Luta decisiva | ARBITRAGEM |
KI | Energia interior. Energia espiritual. | |
Ki Hon | Espírito fundamental | |
KI WO DASU | Estender o KI. KI: Energia interior. Energia espiritual | |
KIAI | Grito para purificar as energias. Liberação de energia física e espiritual sob a forma de um grito. União da respiração com a voz, momento em que se liberta o máximo de força e velocidade. | |
KIBADACHI Kiba dachi | Posição de cavaleiro. Posição de Karate -base pés paralelose afastados coma flexão dos joelhos de modo a tibia estar na vertical peso do corpo distribuido pelas 2 pernas de50% e os pés fdevem estar no alinhamento vertical dos joelhos. | DACHI |
KIHON | Conjunto de katas de determinado Kyu. trabalho de todas as técnicas de deslocação, é a prática de técnicas fundamentais: bases, defesas, socos, chutes. treino de base, no vazio, sem adversário | DOJO TENRYU |
KIHON IPPON KUMITE: | Combate básico. exercício de combate com técnicas pré-combinadas e executadas uma única vez | |
KIHON KUMITE: | Combate básico. | |
KIMONO | Vestimenta tradicional japonesa. Ver também Gi e Digi. | |
KI-O-TSUKE | Posição em que o lutador está em Musubi Dachi | |
KIZAMI ZUKI | Soco curto | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
KO | Pequeno. Posterior | |
KOHAI | Estudante mais novo. mais novo. Principiante. Inferior (no Dojo) | |
KO-HO TENKAN | Movimento em giro de 180º, para frente. | |
pulso; parte externa do punho, no prolongamento do antebraço | PARTES DO CORPO | |
Kokutso(u)-dachi | Posição de KaratePosição frontal invertida: com apoio na perna de trás. kutsu. apoio. moro. Posição ou base em que 70% do peso permanece atrás | DACHI |
KOKYU / KOKYO | Respiração; respiração, pulsação, expansão e contração. | |
KOKYU HO | Técnica de respiração. Exercício de respiração, que só ou acompanhado, exercita-se a projeção de energia. | |
Komi | Dentro. Interior | |
KON | Mente. | |
Kosa dachi | Pernas e pés juntos e cruzadas atrás um do outro Kake dachi | DACHI |
KOSA TORI | Agarrar com as mãos cruzadas. | |
KOSSAI UKE | Com os braços em cruz, sendo que o braço de baixo sobe em círculo por fora, de dentro para fora, e o braço de cima | |
KOTE | Punho. zona do antebraço próxima do punho | PARTES DO CORPO |
KOTE GAESHI | Golpe em que se vira o punho do oponente.Torção do pulso. Devolver o golpe com o pulso. | |
Kuatsu | Técnicas de reanimação | |
KUBISHIME | Enforcar. | |
Kumade | Mão semi fechada, palma da mão aberta, com os dedos virados, em forma de pata | PARTES DO CORPO |
Kumikata | Formas de agarrar | |
KUMITE | Assalto. Combate, APLICAÇÃO com a ajuda de um colega, as técnicas praticadas anteriormente com o treino de kihon e kata. O kumite pode ser praticado em vários níveis de dificuldade. São eles: Ippon kumite , Sanbon kumite, Gohon kumite,Ju ippon kumite , Ju kumite, Shiai kumite | DOJO TENRYU-KAN |
KURAI | Posição. | |
KURAI DACHI | Movimento da esgrima que exemplifica Ikkyo. | |
Kuri Uke | Defesa de dentro para fora, circular, com a faca da mão e torção do pulso;. | |
kushi: | Boca | PARTES DO CORPO |
(controle do centro de gravidade); | ||
KUSUSHI | Tirar a pessoa do equilíbrio corporal. Desequilíbrio. | |
Kutsu | Dobrado | |
Kuzushi | Desiquilíbrio | |
KYO | Ensinamento, grau anterior ao Dan. No Aikido há cinco Kyus, ou cinco graduações antes do grau Shodan. Graduação que precede a faixa preta. Classe, grau; nas artes marciais se referem ao sistema de graduação abaixo do Shodan (primeiro Dan). | |
Kyokushinkai | Estilo de Karate, AGRESSIVO | |
Kyoshi | Categoria de Mestre 6º e 7º Dan | |
Kyusho | Pontos vitais | PARTES DO CORPO |
Mae | Frente, frontal, para a frente | |
MAE GUERI | Chute frontal (alto, baixo ou médio). | TÉCNICAS DE PERNA: |
MAE UKEMI | Rolamento para frente. | |
Mae-Geri-Keage | Golpe de pé de frente ascendente. | |
MAWASHI | Movimento circular. semi-círculo | |
MAWASHI GERI | Chute circular LATERAL (alto, baixo ou médio). ??? | TÉCNICAS DE PERNA: |
MAWASHI -USHIRO CACATO | ChUTE COM GIRO DE 180g. COM O CALCANHAR | |
Mawatte, hakaite: VER | Rodar, virarVER | |
MEN | Cabeça. | |
Men | Máscara de Kendo. Cara, face | |
MEN TSUKI | Soco no rosto. | |
MENUCHI(men-uti) | Ataque visando a cabeça. | |
METSUKE | Contato visual antes da técnica. | |
MIGI | Direito. | |
MIKAZUKI GERI | Chute crescente | TÉCNICAS DE PERNA: |
Mikazuki geri uke | Varredura com a sola do pé em um movimento circular crescendo de dentro para fora. Esta técnica tem sido estudada em muitos | |
Mikazuki: | Em crescente (meia lua) | |
MINGUI (migui) | Lado direito. Direita. | |
MOCHI (moti) | Segurar, agarrar. | |
MOKUSO | Meditação, concentração. Palavra de origem budista. Fechar os olhos e meditar sentado | |
MOROTE | AS DUAS MÃOS. | |
MOROTE TORI Uke | Segura o antebraço do nague com ambas as mãos. | |
Morote-seoi-nage | Golpe de arremesso por sobre os ombros com pegada de ambas as mãos, no Judô. | |
Morote-tsuki | Soco duplo com os punhos cerrados, | |
Morote-uke | Defesa reforçada com o punho ou a mão de trás junto ao cotovelo do braço, defesa com os dois braços, um apoiando o outro | DEFESAS |
Moto no ichi | Posição inicial | |
MUNADORI | Pegada efetuada na altura do peito (equivalente a MUNE TORI / MUNATORI) aprisionamento da gola. | |
MUNE | Peito. | |
MUNE TSUKI | Um soco direto no plexo solar. | |
MUSSUBI | Sinônimo de AIKI, juntar, colar. Unificar; manter juntos Yin e Yang. | |
MUSUBI DACHI | Calcanhares juntos, base com os pés unidos e apontando para fora. Trata-se de uma posição básica de espera antes de iniciar a saudação ao Dojo ou ao Mestre. | DACHI |
Musubi-dachi= Kata | Com os calcanhares juntos | |
Nagashi Uke | Defesa em varrimento para o interior com a palma da mão, defesa esquivando-se, Defesa deslizante | DEFESAS |
NAGUE | Aquele que executa as técnicas no AIKIDO. Projeção. | |
NAGUE WASA | Técnica de projetar o parceiro no chão. Arremesso. | |
Naiwan | Gume interno do antebraço | PARTES DO CORPO |
NAKAE | Ordem para entrar na área de luta | ARBITRAGEM |
Neko ashi dachi | Perna de trás flectida e suporta 90% do peso do corpo, perna da frente flectida com calcanhar bem levantado,pés juntos e joelhos atrás do outro e tronco de frente, Rotação da bacia , é utilizada para se andar no escuro em lugares que não se tem certeza de onde pisa (parece até coisa de ninja). POSIÇÃO DAS PERNAS DO GATO(PÉS DA FRENTE NA PONTA DOS DEDOS) NEKO=GATO ASHI=PERNA DACHI=POSIÇÃO | DACHI, BASES |
NIDAN GERI | Chute duplo | TÉCNICAS DE PERNA: |
Nihon | Duplo, | |
Nihon (dois pontos) | Soco ou chute na área das costas; chute na área do abdome ou do peito | |
Nijushiho | Ver | Ver |
Nokachi | Vitória | |
Oi | Golpe com a mesma mão que a perna que está à frente | |
Oi | Golpe com a mesma mão que a perna que está à frente | |
Oizuki OI-ZUKI | Andamento com soco do lado da perna que avança, Ataque direto longo | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
OMOTE | Entrar na frente, o lado da frente. Fazer a técnica em irimi. Frente. Na parte da frente, na frente. Confrontação direta. | |
ORENAITE | Exercício onde o braço fica numa posição impossível de se flexionar. | |
OSAE | Imobilizar. | |
OSAE UKE | Defesa pressionando | DEFESAS |
OTAGAI NI REI | Cumprimento mútuo entre os lutadores | ARBITRAGEM /REI |
OTOSHI /Otochi: | Jogar o corpo para baixo / descendente | |
Bloqueio forte | ||
REI | Saudação, cumprimento. Reverência; executado antes e depois de sessões de treinamentos de artes marciais. | OUTRAS POSIÇÕES |
RENOJI DACHI | Pés em L, o pe da frente alinhado pelo calcanhar do pé de trás a distancia entre eles é um pé | DACHI |
RITSU REI | Cumprimento em pé, inclinando-se cerca de 30º. | REI |
RYO | Duas | |
RYO KATA TORI | Segurar com as duas mãos os ombros do tori. | |
RYO MUNA TORI | Segurar com as duas mãos as golas do tori. | |
RYO SODE TORI | Segurar com as duas mãos as mangas do tori. | |
RYO TE TORI | Ryo (ambas) te (mão) tekubi (pulso) aprisionar ambas as mãos do tori. Segurar com as duas mãos. | |
RYU | Escola especializada em determinada arte. Estilo, escola; sufixo que indica escola ou estilo de artes ou disciplinas tradicionais japonesas. | |
Bloqueio suave | ||
SABAKI | Desviar, movimentação para desviar. Movimentação de esquiva. | |
SAGATE SUWATE | Recuar e sentar | ARBITRAGEM |
Sagatsu,shugo | alinhar | |
Sanbon (três pontostriplo) | Chute na cabeça, com contato controlado (ou, dependendo da categoria em disputa, com aproximação de 5cm a 10cm, desde que o oponente não esboce reação), | |
SANBON KUMITE: | Ataque e defesa em 3 passos. | |
SANCHIN DACHI | Postura de Meia Lua. Esta é uma das posturas mais usadas no Karate. Base do cavaleiro Pés á largura das ancas e virados para o interior com uma das pernas avançada em relação à outra joelhos ligeiramente fletidos com o peso do corpo distribuído de 50% em cada perna ancas de frente e tronco direito e abdominais, adutores e glúteos em contração | DACHI BASES |
SEIGAN | Altura média (chudan kamae). | |
SEIKA-TANDEN | Ponto central do abdômen, um pouco abaixo do umbigo; considerado o centro espiritual e físico do ser humano bastante enfocado no Aikido. | |
SEIKEN | MÃO FECHADA ZUKI=ATAQUE, zona dos nós dos dedos; frente do punho | PARTES DO CORPO |
SEIKEN CHUDAN SOTO UKE | Defesa de Fora para Dentro, defendendo o estômago | |
SEIKEN CHUDAN UCHI UKE | Defesa de Dentro para Fora, defendendo o estômago. | |
SEIKEN CHUDAN ZUKI | Soco frontal ao nível médio (altura do estômago); | |
SEIKEN GEDAN BARAI | Defesa de cima para baixo, defendendo o ponto vital, e ou estômago | |
SEIKEN JODAN ZUKI | Soco frontal ao nível alto (altura do rosto); | |
SEIKEN-ZUKI | Ataque direto de mão fechada | |
Seipai | Mais velho | |
Seiryuto | Base do sabre da mão | PARTES DO CORPO |
SEIRYUTO UKE | Defesa com a base da mão em espada | DEFESAS |
SEIZA | Posição formal sentada, abaixando-se pela esquerda; ao levantar-se ocorre deve ocorrer a inversão. Posição sentada segundo as tradições japoneses. Seizá Em posição para a saudação | REI |
Semete | O que ataca (num kata) | |
SENSEI | Professor, instrutor. mestre | |
Sensei-ni-rei | Saudação ao professor | REI |
SHIAI | Disputa, combate em competição livre | |
SHIAI KUMITE: | Combate com regras oficiais e tempo definido (luta de competição). | |
SHIDOIN | Instrutor. | |
SHIKKAKU | Desclassificado | ARBITRAGEM |
SHIME | Estrangulamento. Um aperto. Segurar firmemente todo o corpo. | |
Estrangulamentos | ||
SHIN | Espírito. | |
Shinken shobu: | Combate até à morte | |
SHINPAN NI REI | Cumprimento para os árbitros | ARBITRAGEM |
SHIRO NAGUE | Projetar nas quatro direções. | |
Shita Baki | Calça do kimono | |
SHITSUREI SHIMASSU | Com licença (usar ao retirar-se do tatami, dirigindo-se ao sensei). | |
Shittsui: | Joelho | PARTES DO CORPO |
Shiwari: | Teste de quebra | |
Shizen-dachi", | Posição de Repouso | |
Shizentai. | Posição natural corpo permanece relaxado mas alerta, Isto é, uma postura natural em pé | |
SHOBU IPPON HAJIME | Iniciar a luta disputa por um ponto | ARBITRAGEM |
SHODAN | Faixa-preta 1º DAN. Primeiro grau. | |
SHOMEN | É um termo que significa golpear com a mão a face do seu parceiro. fronte ou parte superior da cabeça, parte da frente do dojo | PARTES DO CORPO |
SHOMEN NI REI | Cumprimento para frente | ARBITRAGEM |
SHOMEN TSUKI | Soco. Investida. | |
SHOMEN UCHI | Golpe na parte da frente da cabeça. Men (cabeça). Batida como um corte na parte superior da cabeça. Golpe de TEGATANA na cabeça. | |
Shomen-ni-rei | Saudação para o Lugar de Honra no Dojo | REI |
Shotei | Golpe com a palma da mão | |
Shubo: | Zona do antebraço próxima do punho | PARTES DO CORPO |
SHUDAN NO KAMAE | Guarda média. | |
Shuto | Golpe com a mão aberta / faca da mão | |
SHUTO CHUDAN SOTO UKE | OBS: NOTE A SEMELHANÇA DE KOSSAI UKE DE SEIKEN CHUDAN SOTO UKE, E SHUTO GANMEN UCHI, diferenciando somente no ponto de contato, que é na linha de cintura do | |
SHUTO SAKOTSU UCHI | Cutelada de trás para frente, atingindo a clavícula. | |
SHUTO UCHI | Golpe com a mão em espada | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
SHUTO UCHI UCHI | Cutelada de dentro para fora, atingindo o pescoço. | |
Shuto Uke | Defesa com a mão em espada, defesa com a faca da mão(esquivando a 45o.) | |
Shutsui: | Martelo de ferro, parte inferior do punho fechado | PARTES DO CORPO |
Shuwan | Pl ano inferior do braço, no prolongamento da palma | PARTES DO CORPO |
Sochin-Dachi | Posição estavel também chamado de FUDO DACHI. | |
SODE TORI | Aprisionamento na manga. Pegada na manga. | |
Faca do pé. sabre do pé | PARTES DO CORPO | |
SOREMADE | Final da luta | ARBITRAGEM |
Soto | Externo, exterior, de fora para dentro | |
SOTO UDE UKE | Defesa com a parte externa do antebraço. | DEFESAS |
SUARI | Técnica de joelhos. | |
SUARI WASA | Técnica sentado. A prática de joelhos. pode ser considerada a luta de chão do Aikido | |
SUKI | Uma abertura ou um ponto fraco. | |
SUKUI UKE | Defesa em concha. | DEFESAS |
Sune | Tíbia | PARTES DO CORPO |
SURI ASHI | Deslocamento curto; caminhando pouco a pouco | TÉCNICAS DE PERNA: |
TACHI | Base pequena meia-lua | BASES |
TACHIWAZA (Tatiwaza) | Técnicas em pé. | |
Tachizen | Meditar em pé | |
TAI | Corpo. | PARTES DO CORPO |
TAI NO HENKO | Mudança de postura, movimentação. | |
TAI SABAKI | Esquiva, Movimentação do corpo. | OUTRAS POSIÇÕES |
Tantô | Punhal | |
TANTO TORI | Técnica em que se utiliza faca. | |
TATAMI | Esteira de palha ou qualquer material que absorva o impacto das quedas, que recobre o piso de um DOJO. Esteira utilizada em artes marciais que envolvem técnicas de queda. Tapete | |
TATE SHUTO UKE | Defesa vertical com a mão em espada | DEFESAS |
TATE ZUKI | Soco vertical | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
Tchudan | Zona média | |
TE | Mão. | PARTES DO CORPO |
Te Waza | Técnicas de mãos | |
TEIJI DACHI | Pés em T, o pé da frente alinhado pelo meio do pé de trás a sua distancia entre eles é um pé | DACHI |
Teisho | Com os dedos dobrados em forma de pata Palma da mão aberta | PARTES DO CORPO |
TEISHO UCHI | Golpe com a base da palma da mão | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
TEISHO UKE | Defesa com a base da palma da mão | DEFESAS |
Teisoku | Planta do pé | PARTES DO CORPO |
TEKUBI | Pulso. punho | |
TEKUBI JUHAN UNDO | Torções do pulso preparatórios para o início dos treinos. | |
(esquiva); | ||
TENKAI ASHI | Girar o corpo sem dar passos. Pivô sobre os pés. | |
TENKAI ASHI SUARI WASA | Fazer pivô sem alterar o apoio dos pés sentado. | |
TENKAN | Giro; utilizada para se referir a um movimento de giro executado como base de muitas técnicas do Aikido. Girar como um compasso, fixa-se um pé como base e gira-se sobre a mesma. Movimento em giro de 180º, para trás. | |
TENKAN-HO | Movimento em giro de 180º, para frente. | |
Tetsui | Punho em forma de martelo, parte inferior do punho fechado | PARTES DO CORPO |
Tettsui | Parte lateral exterior do punho (mão fechada). Martelo | |
TETTSUI UCHI | Golpe com punho martelo | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
Tobi | Golpe pulando, Saltar | |
TOBI GERI | Chute saltando, Pontapé saltado | TÉCNICAS DE PERNA: |
Toho: | Parte carnuda da mão entre o indicador e o polegar | PARTES DO CORPO |
Tokui Waza | Técnica favorita | |
Tome: | Voltar ao lugar de ínicio | |
Tonfa | Arma oriental | |
TORI / NAGUE | Aquele que executa as técnicas do Aikido. Pegar, agarrar, defender. | |
TSUGUI ASHI | Avançar deslizando o pé da frente instantaneamente o de trás. Mantém-se o mesmo pé à frente. | |
TSUKI | Soco, abertura. | |
TSUKI WAZA | Técnica de soco | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
Tsukite | O braço que executa | |
TSURI ASHI | Movimentar-se deslizando e mantendo o mesmo pé à frente. | |
TSURUASHI-DACHI | Base do grou. Um pé no chão e o outro dobrado na dobra da ..( O nome deriva da similaridade com a posição na qual o Flamingo se mantém sobre uma ...) | BASES |
TSUZUKETE HAJIME | Reiniciar a luta | ARBITRAGEM |
UCHI (uti) | INTERIOR. Batida, golpe. batida. Dentro; / interno / ataque | |
UCHI HACHINOJI DACHI | Base natural com os pés afastados e apontando para dentro | BASES |
UCHI UDE UKE | Defesa com a parte interna do antebraço. | DEFESAS |
UCHI UKE | Defesa, EXECUÇÃO DE DENTRO PARA FORA (esquivando a 45o.) ataque – | |
UCHI WAZA | Técnica de ataque | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
UCHIDESHI (utideshi) | Discípulo ou estudante que vive temporariamente com um mestre para adquirir conhecimento e em troca o auxilia por meio de prestação de serviços. Aluno interno. | |
UCHINACHIJI-DACHI | É O MESMO QUE ZENKUTSU-DACHI??? | |
UDE | Braço. Ante braço próxima do punho | PARTES DO CORPO |
UDE FURI UNDO | Exercício ajoelhado ou em seiza (sentado) para desenvolvimento do ponto um. | |
UKE | Defesa, bloqueio: Aquele que recebe; no Aikido é aquele que faz o papel do atacante e que recebe o golpe de defesa. Aquele que ataca e recebe a aplicação da técnica. Atacante. | DEFESAS |
UKE WAZA | Técnica de defesa | DEFESAS |
UKEMI | Queda ou técnica de queda. Defesa com rolamentos e quedas.Quedas. | |
UNDO | Prática. | |
Unsoku | Movimento dos pés. Deslocações | |
URÁ | Oposto, Invertido: Fazer a técnica com um TENKAN.Virar. Na parte de trás, atrás. Costas ou lado oposto. Técnicas nas quais o ataque não é enfrentado diretamente, mas evitado por um movimento de Tenkan. | |
Uraken | Costas da mão (mão fechada-Dorso) prolongamento da parte inferior do antebraço, no punho; dos nós dos dedos | PARTES DO CORPO |
Uraken sayu uchi | Soco invertido lateral. Esta técnica é usada para acertar o adversário à direita ou à esquerda na base do nariz (miken) | |
URAKEN SHOMEM UCHI | Murro invertido frontal (altura do nariz) ... | |
Uraken Uchi | Ataque com as costas/dorso do punho | TÉCNICAS DE BRAÇO |
Ura-kote: | Plano inferior do braço, no prolongamento da palma | PARTES DO CORPO |
"Espada da mão" zona oposta à faca da mão (gume); | ||
Ushi | Interno, interior, de dentro para fora, golpe | |
Ushideshi | Discípulo especial | |
Ushiro | Para trás, retaguarda | TÉCNICAS DE PERNA: |
Ushiro Geri | Pontapé à retaguarda, Chute por trás. | TÉCNICAS DE PERNA: |
USHIRO KAITEN UKEMI | Cair para trás com rolamento; rolamento para a trás. | |
USHIRO KATA ERI TORI | Atrás e com uma mão segurando o colarinho do tori. | |
USHIRO KATATE TORI KUBI JIME | Segurar com uma mão o pulso do tori e com a outra segurar pela gola, enforcando. Kubi (pescoço). | |
USHIRO RYO TE TORI | Segurar as duas mãos do tori por trás. Idem para os itens anteriores. | |
USHIRO TORI | Aprisionamento por trás, abraçando o tori. | |
USHIRO UKEMI | Queda para trás sem rolamento. | |
WA | Sinônimo de AI, harmonia. | |
Wado Ryu | Estilo de Karate | |
Wagui | Blusa do kimono | |
Wan: | Braço | PARTES DO CORPO |
Wanto: | Zona do antebraço próxima do punho | PARTES DO CORPO |
WASA | Técnica. | |
WAZA ARI /Wazari | Meio ponto golpe quase perfeito | ARBITRAGEM |
Yama Tsuki | Soco em U | |
YAME | Parar a luta/Imediatamente | ARBITRAGEM |
Yasume: | Descanso | |
Yoi | Atenção, posição de espera , pronto para trabalhar | OUTRAS POSIÇÕES |
YOKO | Lado, lateral. | TÉCNICAS DE PERNA |
Yoko empi (zenkutshu e kiba dachi) | UCHI-KOMI=EXECUÇÃO DE FORA PARA DENTRO(TREINO DE ENTRADA DE PROJEÇÃO) ... Empi= Cotovelo 9-Yoko-Empi=Golpe de cotovelo para o lado. Yoko=Lado ... | TÉCNICAS DE PERNA |
Yoko empi uchi(Kiba Dachi) | Empi-uchi – golpe desferido com o cotovelo, no Judô e no Karatê. Mae-empi-uchi – para cima. Yoko-empi-uchi – para o lado. Ushiro-empi-uchi – para trás. | TÉCNICAS DE PERNA |
Yoko Geri /GUERI | Keage p/ lateral 3 passos, Golpe de pé de lado. | TÉCNICAS DE PERNA |
Yoko Geri Keage | Chute elevado lateral/ascendente. Deixe proeminente a borda do pé (faca do pé = sokuto), elevando o artelho maior,... | TÉCNICAS DE PERNA |
Yoko Geri Kekomi (Kiba Dachi) | Golpe de pé penetrante para o lado ... Pontapé de punhalada | TÉCNICAS DE PERNA |
YOKO GUERI | Chute lateral. | TÉCNICAS DE PERNA |
YOKO MEN UCHI (UTI) | Batida (golpe) de lado na cabeça. Golpe na parte lateral da cabeça. | TÉCNICAS DE PERNA |
Yoko Uke | Defesa com o exterior do antebraço | |
YOKO UKEMI | Cair de lado, rolamento à frente, sem apoio no solo (salto mortal). Rolamento lateral. | |
Yoko uxiro Guery | CHUTE LATERAL ALTO ? | |
Yori-ashi | Passo /Deslizamento com ambos os pés ao mesmo tempo. deslocamento longo | |
YOWAI | Golpe fraco | ARBITRAGEM |
Yubi | Dedo | |
Indicador e polegar em forma de tesoura; | ||
YUDANSHA | Faixa preta. praticante graduado(qualquer grau) | |
ZAREI | De joelhos, Saudação /Cumprimento sentado, com as mãos apoiadas no solo formando um triângulo. para cumprimento | OUTRAS POSIÇÕES |
ZAZEN | Posição de meditação (sentado). | |
ZEMPO | Para frente. | |
Zen | Frente | |
ZENKUTSU DACHI | Perna da frente flectida com a tibia na vertical, perna de trás esticada e peso do corpo de 60% á frente, pés a larguara das ancas e distancia longitudinal é variavel de modo a haver boa mobilidade na deslocação tronco e ancas de frente e na verrtical. Postura de apoio à frente. Adiante uma perna, flexionando-a formando um ângulo de 90º graus. Mantenha a coluna ereta e mantenha a outra ... | DACHI |
zuke /Zuki | Soco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário