AI HAMNI | Parceiros frente à frente, ambos com o mesmo pé adiantado. | |
AI NUKI | Sair de uma luta de espada ileso e sem ferir seu oponente. | |
AI(igual) | HANMI (posição de guarda) KATATE (uma mão) DORI (aprisionamento). União, comunhão. Idéia de unir, juntar, amor. harmonia, misericórdia e compaixão, sabedoria. Harmonia | |
AIK | O princípio da união universal, a idéia central do Aikido, visando unir o KI. União do Ki. A harmonia e a ordem do universo. | |
AIKI | Combinação de duas (ou mais) energias, harmonização, integração. ... | |
AIKI TAISO | Série de exercícios energéticos. | |
AITE | Parceiro. | |
AKA | Vermelho / Encarnado | ARBITRAGEM |
AKA JOGAI IKKAI | vermelho saiu da área de luta uma vez | ARBITRAGEM |
AKA JOGAI NIKAI SHIRO WAZA ARI | vermelho saiu da área de luta duas vezes WAZA ARI para o branco | ARBITRAGEM |
AKA KIKEN SHIRO NO KACHI | desistência do vermelho vitória do branco | ARBITRAGEM |
AKA NO KACHI | Vitória do vermelho | ARBITRAGEM |
Ao | Competidor de azul | |
Arigato Gozaimashita | Obrigado | |
ARIGATO GOZAIMASSU | Muito obrigado. | |
ASA | Manhã. | |
Ashi Barai | Varridela com o pé, Rasteira | |
ASHI MIMI | Sentir o parceiro através do pé. | |
ASHI MOTO | O espaço em frente do pé de uma pessoa. | |
ATOSHIBARAKU | 30 segundos para terminar a luta | ARBITRAGEM |
AWASE | Treino onde os oponentes fazem os movimentos juntos, em harmonia. | |
AWASETE IPPON | Dois WAZA ARI reconhecidos como um IPPON | ARBITRAGEM |
Ayumi | Andamento | |
AYUMI ASHI | Andar normal com as pontas dos pés para fora. Deslocamento andando. | |
BANZAI | Saudação cujo significado é "viva". | |
Bassai | Penetrar a fortaleza | Shotokan kata Nome de Kata |
BOKKEN | Espada de madeira, com formato de uma katana (espada japo-nesa) também utilizada na prática do Aikido. | |
Bokuto | Espada de madeira, O mesmo que BOKKEN. | |
Bu | Guerreiro | |
BUDO | Arte Marcial. Caminho do guerreiro. | |
Budokan | Grande Centro de Artes Marciais de Tokyo no Japão | |
BUNKA | Cultura. | |
Bunkai | Aplicação de sequências de Katas | |
Bunseki | Estudo (investigação) de sequências de Katas | |
BUSHI | Guerreiro, samurai. | Pessoas e títulos |
BUSHIDO | Caminho dos samurais. Código de honra do samurai. Código de cavalheirismo e bravura dos samurais. | |
Chado | Via do Chá | |
Chi | Palavra chinesa para energia vital | |
CHIKARA | Força muscular. Poder. | |
CHIKARA WO NUKU | Diminuir a tensão. | |
CHIN NA | Agarrar e imobilizar. | |
Chinte | Nome de Kata: mão incrível, mão rara, mão chinesa | Shotokan kata |
CHUI | Infração moderada, Aviso | ARBITRAGEM |
Chusoku: | Base dos dedos dos pés, josukutei, koshi | PARTES DO CORPO |
DAI | Grande | |
Nós grandes da mão; | ||
Daitô | Sabre longo | |
DEAI | Momento do contato. | |
DE-AI | Saída; o começo de uma técnica; momento da verdade. | |
DESHI | Discípulo. Aluno | |
DOGI | Uniforme para a prática de uma arte marcial. É erroneamente chamado de Quimono. | |
DOMO ARIGATO | Agradecimento. | |
DOMO ARIGATO GOSAI MASHITA | Muito obrigado. (MASHTÁ) | |
DOMO ARIGATO GOZAIMASU | "Muito obrigado" em japonês. | |
DOSHU | A pessoa que mostra, que lidera o Caminho; no caso do Aikido atualmente representado pelo Sensei Kishomaru Ueshiba, filho do fundador do Aikido. O 1º da hierarquia no Aikido. O dono da arte. | |
DOZO | "Por favor" em japonês. Obrigado. | |
Eku | Remo, usado como arma em Okinawa | |
Embu | demonstração | |
Embusen | Linhas de execução de Katas no solo | |
ERI | Gola, colarinho. Gola da túnica do Dogi. | |
FUDOSHIN | Mente inalterável. Espírito calmo no perigo | |
FUKUSHIDOIN | Professor assistente. | |
FUKUSHIN SHUGO | reunião de todos os árbitros auxiliares | ARBITRAGEM |
FUMI KOMI GERI | chute em estocada para baixo – pisão | TÉCNICAS DE PERNA: |
FUNAKOGI UNDO | Exercício de remo para fortalecer quadris e postura. | |
FUTARI GAKE | Defesa contra dois, ou mais adversários. | |
Futsudo dachi | DO Shindo Ryu | |
Gaiwan: | gume externo do antebraço | PARTES DO CORPO |
Gankaku | Nome de Kata: a garça sobre o rochedo | Shotokan kata |
GASSHO | União formal das palmas das mãos, usada pelos budistas; uma reverência. | |
GASSHUKU | Campo de treinamento intensivo no qual os estudantes vivem juntos durante algum tempo. | |
GI | Uniforme para a prática do Aikido. Erroneamente chamado de quimono. | |
GO HO TENKAN | Movimentação na qual mantém-se o mesmo pé à frente. | |
Go No Sem | Aceitar o ataque e contra atacar | |
Go No Sen | Técnica através da qual se permite o ataque do adversário, bloqueando e contra-atacando | |
GOJU | Cinquenta | NÚMEROS |
Gojushiho Dai | Nome de Kata | |
Gojushiho: | Cinquenta e quatro | Shotokan kata |
GOKYO | Quinto princípio do Aikido. | |
Go-no-Sen - | Aceitar o ataque e contra-atacar | |
GYAKU HANMI | Posição de guarda utilizada no Aikido, onde os dois praticantes estão com os lados opostos à frente (direita com esquerda ou, esquerda com direita). Os dois praticantes têm lados opostos a frente. | |
HACHI | oito | NÚMEROS |
HACHIJU | Oitenta | NÚMEROS |
"Costas da Espada" área ente a base do polegar e a base do indicador. Anterior lateral do indicador | PARTES DO CORPO | |
Haiwan: | Plano superior do antebraço | PARTES DO CORPO |
HAKAMA | Vestimenta similar a uma calça utilizada pelos praticantes do Aikido. | |
HANDACHI | Metade da base. | |
(contra-ataque utilizado como defesa). | ||
Hangetsu | Nome de Kata | Kata |
HANMI | Posição de meio corpo. Posição do corpo. Postura triangular. | |
Hanmi handachi | São as técnicas onde o praticante está ajoelhado e o atacante está em pé | |
Hanshi | Categoria de Mestre a partir de 8º Dan do Butokukai | Pessoas e títulos |
Hanshin | Mestre superior | |
HANSOKU | Infração grave | ARBITRAGEM |
HANTEI | Decisão dos árbitros julgamento de uma luta empatada | ARBITRAGEM |
HARA | Abdome.Centro da vida situado no abdome.Centro de energia. Corresponde ao centro de gravidade (ponto de equilíbrio físico) do ser humano. Ventre | PARTES DO CORPO |
HARA DE YARU | Agir a partir do hara; executar a técnica por meio do poder unificado de corpo, mente e espírito. | |
Heian | A grande paz, a mente tranqüila | Nome de Kata -Shotokan kata |
HEIHO | Arte da guerra. | |
Heiko | Paralelo | |
HENKA WASA | Variação de técnica. | |
HIKARI | Luz. | |
Hikiashi | Retrocesso do pé | |
Hikitê | Puxada de mão, Puxar um punho ao quadril, enquanto o outro trabalha | |
Hiki-Waki: | Empate | |
Hira Basami / hirabasami: | Parte carnuda da mão, entre o indicador e o polegar, zona lateral do dedo indicador; | PARTES DO CORPO |
Hiraken | 4 dedos dobrados | |
Hira-kote: | Plano superior do antebraço | PARTES DO CORPO |
Hittsui | Joelho | PARTES DO CORPO |
Hizagahira | joelho | PARTES DO CORPO |
HO | Exercício. | |
Hon | Fundamental | |
Honbu | Sede | |
HYAKU | cem | NÚMEROS |
Hyoshi | Ritmo | |
Ibuki | Técnica de respiração ventral | |
ICHI | um | NÚMEROS |
Iemoto | Tradição familiar. De Mestre para filhos | |
IIE | Não. | |
IKKYO | Primeiro ensinamento, que no Aikido se refere à primeira técnica básica. Técnica da imobilização número um, primeiro princípio. | |
Iri | Entrar | |
IRIMI | Movimento de entrada de corpo feito pelo defensor se deslocando à frente do atacante ou atrás do mesmo. Entrar no adversário; ir a frente; sinônimo de OMOTE; avanço, entrada de corpo. Movimento entrando na diagonal. | Antecipação. Esquiva avançando dentro do ataque adversário |
IRIMI TENKAI | Avançar e fazer TENKAI ASHI. Avançar e fazer GO HO TENKAN. | |
IUDO | Acompanhar os movimentos do tori, fundindo-se com ele. | |
Jigoro Kano | Fundador do Judo | |
Ji'in - | Nome de Kata | KATAS Shotokan kata |
JIJI GARAMI | Técnica em que se derruba o oponente cruzando-lhe os braços. | |
JIKAN | Tempo | ARBITRAGEM |
Jiku ashi | Pé sobre o qual é efectuada a rotação, "pivot" | PARTES DO CORPO |
Jion | Nome de Kata | |
Jitte | Nome de Kata | KATAS |
JIU WASA | Aplicação livre das técnicas. Técnicas livres no qual um ou vários UKE atacam simultaneamente e quem está se defendendo o faz de forma espontânea. | |
Jogai | Saída da área de competição | |
Peito do pé mais próximo dos artelhos. | ||
Joseki | Lugar de Honra | |
JOTORI | Técnicas utilizadas no Aikido visando desarmar um atacante com Jo. Técnica de defesa contra ataque de bastão. | |
JU | 10. Suave, Livre | NÚMEROS |
JUDAN | Décimo grau, graduação máxima nas artes marciais. | |
JUMBI TAISO | Aquecimento das articulações. | |
Kado | Via das flores | |
KAESHI WASA | Técnicas de contra golpe. | |
Kagami Biraki | Jantar de Ano Novo (Oriente) | |
Kai | Associação. União | |
KAISO | O Fundador, uma das formas de se referir ao criador do Aikido, Morihei Ueshiba. O fundador (de uma arte marcial). | |
KAITEN NAGUE | Técnica de arremesso no Aikido na qual fazemos o braço do adversário girar. Derrubar o adversário com um giro. | |
Kakete | Pega | |
KAMI | Deus. Existem diversos kamis que habitam as coisas da natureza. Divindade, muitas vezes traduzido como "deus". Ser iluminado. | |
Kamikaze | Vento divino | |
Kamiza | Local de Honra no Dojo | |
KAMIZAMA | Local onde reside um Kami. | |
Kan | Escola | |
Kangeiko | Treino intensivo de inverno | |
Kanku | Nome de Kata | KATA |
KANSHA | Gratidão. | |
Katana ............. | Sabre. Divide se em 3 grupos conforme o seu comprimento: tantô (punhal), shotô, mais de 61 cm, daitô, ......sabre longo | |
Katsu | Reanimar | |
Kaze | Vento | |
KEIKO(geiko) | Treino. Prática constante. Prática; unir a mente com a dos antigos mestres. | |
KEIKOKU | Infração leve | ARBITRAGEM |
Keito | Anterior do polegar | PARTES DO CORPO |
Kempo | Forma chinesa de combate | |
KENDO | Arte da espada, .Esgrima marcial japonesa com Shinai (Sabre de Bambú) | |
Kenjitsu | Arte da espada | |
KIME | Foco de potência; arremate; finalização; união de energia física e mental no momento do contato. Decisão final | OUTRAS POSIÇÕES |
Kin | Baixo ventre | PARTES DO CORPO |
KIRI | Corte. | |
Kiritsu | Levantar (cerimonial) | |
Kodokan | Sede do Judo no Japão | |
koko: | Parte carnuda da mão, entre o indicador e o polegar | PARTES DO CORPO |
KOKORO | Coração, sentimento, espírito. | |
KOKYU NAGUE | Um golpe executado apenas com ritmo e extensão do Ki. | |
KON BANWA | Boa noite (ao se encontrar à noite). | |
Konichi Wa | Bom dia | |
KONNITIWA | Boa tarde (durante o dia). | |
KOSHI GA SUARU | Estar bem firme; com o quadril estável. | |
KOSHI WASA | Técnica de projeção com os quadris. | |
KOSHINAGE (koshinague) | Projeção executado sobre a cintura. Golpe com o quadril. | |
KOTODAMA | O espírito das palavras, o estudo da energia por trás dos sons. | |
KUMI JO | Prática de Jo contra Jo. | |
KUMI TACHI | Prática de boken contra boken. Prática de esgrima por duas pessoas. | |
Kyudo | Via do arco | |
MAAI | Distância física e psicológica existente entre tori e nague. Espaço, distância; espaço apropriado entre dois praticantes para a aplicação das técnicas. Distância e velocidade corretas num combate. | |
Maki | Enrolar | |
MAKIWARA | alvo de treinamento feito de palha prensada e enrolada | OUTRAS POSIÇÕES |
Makiwara | Utensílio de treino (palha enrolada) | |
MAN | dez mil | NÚMEROS |
Maru | Círculo | |
Matte | Esperar | |
Meikyo | Nome de Kata | KATAS |
MIENAI | Árbitro não viu | ARBITRAGEM |
MISOGI (missogui) | Purificação, absolvição. Ritual de purificação. Retirar a poluição física e espiritual. | |
Miyagi, Chojun | Mestre fundador do Goju Ryu | |
Mochizuki | Mestre fundador da escola Yoseikan | |
Morihei Ueshiba, | O fundador do Aikido. | |
Mudansha: | Praticante de graduação inferior a shodan | Pessoas e títulos |
MUNO SHIKKAKU | Desclassificado não sabe karate | ARBITRAGEM |
MUSHIN | Estado de integração entre a mente e o corpo no qual a mente acha-se livre de ilusões (pensamentos desnecessários) sem apego ou egoísmo | OUTRAS POSIÇÕES |
Nage Waza | Técnica de projectar(projeções e rasteiras); | |
NAGINATA(naguinata) | Arma longa similar a um bastão com uma espada na ponta. Arma oriental | |
Naha Te | Técnicas de combate originárias de Naha | |
Naihanchi dachi | OU NAIFANCHI Originalmente o kata Naihanchi era um único e extenso kata criado pelo Mestre ... tanto nos movimentos ofensivos como defensivos. são a base Kiba-dachi que ... | Kata |
Nambu | Mestre fundador do estilo Sankukai | |
NAMI GAESHI | "onda que retorna" usado como defesa ou ataque | TÉCNICAS DE PERNA: |
NANAJU | setenta | NÚMEROS |
Ne | Waza Técnicas no solo | |
Neko | Gato | |
NIKKYO | Segundo princípio. | |
NIKYO | Segunda etapa de aprendizado; no Aikido se refere à segunda técnica básica. | |
Nukite | Mão aberta utilizada como lança, com a ponta dos dedos para a frente"Perfurar, picar" ponta dos dedos da mão; | TÉCNICAS DE BRAÇO: |
NYUMON | Entrar pelo portal, ser admitido. | |
OBI | Faixa que compõe o DOGI. (FAIXA) | |
OHAYO GOZAIMASSU | Bom dia (logo de manhã). | |
Omote-kote: | Gume interno do antebraço | PARTES DO CORPO |
OMOTO | Religião criado no século XIX, da qual pertencia | |
ONEGAESHI MAS | Pedido de permissão para iniciar algo, um convite. | |
ONEGAISHIMASSU | Por favor. Por favor, solicito a gentileza (muito usado no início dos treinos, ao adentrar no Dojo, ao subir no tatami). Solicitação de licença para a prática ou instrução. | |
O-SENSEI | Grande Mestre; termo de respeito utilizado no Aikido se referindo a seu fundador Morihei Ueshiba. | |
OYASSUMINASAI | Boa noite (ao se despedir, bom descanso). | |
RANDORI | Ataque de diversos oponentes. | |
REIGAN | Visão espiritual; terceiro olho. | |
REIGI | Etiqueta. | |
Renshi | Título dado a alguns instrutores 5º e 6º dan do Butokukai | Pessoas e títulos |
ROKUDAN | Sexto grau. | |
ROKUJU | sessenta | NÚMEROS |
SAIKA NO ITEN | Ponto central do HARA. | |
SAMURAI | Guerreiro; no Japão se utiliza também o termo BUSHI. Vem de SAMURU servir. | Pessoas e títulos |
SANJU | Trinta | NÚMEROS |
SANKYO | Terceiro princípio. Terceira etapa de aprendizado; no Aikido se refere à terceira técnica básica. | |
SATORI | Iluminação espiritual; termo bastante utilizado no zen-budismo. | |
SEISHAN | Treze"; ensina a luta de muito curta distância ao empregar quassi maioritáriamente a posição Futsudo dachi e uso de golpes curtos e ... | NÚMEROS |
SEN | mil | NÚMEROS |
Sen No Sen | Técnica de ataque antecipando o golpe | |
SHIHAN | Instrutor-mestre. Instrutor mestre; corresponde no Aikido a mestres com sexto grau (6o Dan) ou acima. | |
SHIHO | Quatro lados. Quatro direções. | |
SHIKKO | O andar do samurai. Andar de joelhos. Caminhar ajoelhado; forma de caminhar sobre os joelhos a partir da posição de seiza. | |
Shiko Dachi | Postura de Sumô. Os pés ficam afastados em duas vezes a largura do ombro e os artelhos apontados para fora. Primeiro estenda às pernas. Postura com os pés muito afastados, voltados para o lado, formando uma linha; flexão dos joelhos | BASES |
SHINAI | Espada de bambu do KENDO. | |
Shiro | Competidor de branco, ainda usado em competições da FPKI e da CBKI | ARBITRAGEM |
SHIRO JOGAI NIKAI AKA WAZA ARI | Branco saiu da área de luta duas vezes WAZA ARI para o vermelho | ARBITRAGEM |
SHIRO KIKEN AKA NO KACHI | Desistência do branco vitória do vermelho | ARBITRAGEM |
SHIRO NO KACHI | Vitória do branco | ARBITRAGEM |
Shobu: | Combate oficial | |
Segundos nós da mão; | ||
Shotô | ARMAKATANA | |
SHUGYO | Treinamento austero. | |
Shurikone | É a lâmina que se atira. São chamadas assim todas as armas de arremesso e está entre as 18 disciplinas do Ninjutsu, | |
SODE | Manga. | |
Sonoba | Parado | |
SUBURI | Prática individual da esgrima, na qual o mesmo golpe é continuamente repetido. | |
SUMI | Canto, protuberância, quina. | |
TACHI (tati) | Vertical, | |
TACHIDORI (tatidori) | Técnicas de desarmamento contra oponente portando uma espada.Tomar a espada do oponente. | |
Taekwondo | Arte marcial coreana | |
Tai Chi Chu'an | Técnica de combate chinesa | |
Tai No Sen | Técnica através da qual se permite o ataque do adversário e, logo em seguida, contra ataca em meio tempo, antes que ocorra outro ataque por parte do oponente. | |
TAIDO | Conduta anti-esportiva | ARBITRAGEM |
Taikyoku | A criação, Nome de Kata | KATAS -Shotokan kata |
TAKEMUSSU | Última criação do Fundador; arte marcial de natureza divina. | |
Tanden: | Teoricamente o ponto central do corpo, centro de gravidade | PARTES DO CORPO |
TANTO | Espada curta, similar a uma faca ou adaga.Faca. | |
Tate | Vertical | |
TEGATANA | "Espada" da mão utilizada em técnicas de ataque, para acertar o oponente (mão-espada). | |
Te-katana: | Sabre de mão | PARTES DO CORPO |
Tekki Shodan: | Cavaleiro de ferro Nome de Kata | Shotokan kata |
TEM | O Céu. | |
TENCHI | Céu-Terra. Golpe céu terra (de cima para baixo). | |
TODE | Mãos da China | |
Tomari Te | Técnicas de combate originárias de Tomari Okinawa | |
TORIMASEN | Não marcou ponto | ARBITRAGEM |
Ueshiba, Morihei | Mestre criador do Aikido | |
Unsu | Nome de Kata | KATAS |
Viet Vo Dao | Nome contemporâneo do Vo Vietnamiano tradicional | |
Yama | Montanha | |
YARI | Lança. | |
Yassmé | Descontrair, relaxar | |
Yonbon | Quádruplo | |
YONKYO | Quarta etapa de aprendizado; no Aikido se refere à quarta técnica básica. Quarto princípio. | |
Yoshitaka Funakoshi | 3º filho do Mestre Gichin Funakoshi | |
ZANSHIN | Estado de alerta que deve ser mantido durante e após qualquer atividade ou técnica. Foco ou concentração após a execução de uma técnica em que a conexão com o atacante ainda permanece. Atitude Mental. Espírito atento, estado de reserva mental/espiritual | OUTRAS POSIÇÕES |
ZORI | Chinelo, sandálias. |
quarta-feira, 13 de julho de 2011
CULTURA VOCABULÁRIO JAPONES II
VOCABULARIO JAPONES II:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário